Fonoaudiologia

A regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo no Brasil ocorreu em 1981, por meio da Lei Federal nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, e dos Decretos Federais nº 87.218, de 31 de maio de 1982, e nº 87.373, de 08 de julho de 1982.

O Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz (Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981).

A Fonoaudiologia, ciência da Comunicação Humana, busca compreender o homem como sujeito comunicante, que interage e a profissão dialoga tanto com as ciências biológicas quanto com as ciências humanas e sociais, com uma atuação capaz de promover o cuidado integral em todas as fases de seu desenvolvimento, desde o nascimento até a senescência.

Os campos de atuação da Fonoaudiologia são unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, meios de comunicação, associações, ONGs, dentre outras, o que demonstra a multiplicidade de ações que podem ser desenvolvidas pelo profissional fonoaudiólogo.

 

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Denise Torreão Corrêa da Silva, Fonoaudióloga (CRFa1-6726).

Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1991), Especialização em Psicopedagogia Diferencial, ênfase em Distúrbios de Aprendizagem pela PUC/RJ (1992), Aperfeiçoamento em Saúde e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (1995), Mestrado em Saúde Pública, Área de Concentração Saúde do Trabalhador, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (1999), Doutorado em Fonoaudiologia, área de concentração Clínica Fonoaudiológica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2016).

Experiência no Magistério Superior há 20 anos, desde 1999, exercendo atividades de docência e coordenação em cursos de graduação e pós-graduação.

  • Andrea Di Gioia;
  • Flávia Sampaio;
  • João Lopes;
  • Renata Fontes Monteiro;
  • Reynaldo Gomes Lopes.

O processo de ensino-aprendizagem utiliza metodologias que privilegiam a participação ativa do estudante no processo de construção do conhecimento e a interação entre os conteúdos, estimulando a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência, e proporcionando um amplo espectro de possibilidades do saber fonoaudiológico em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência.

O uso de Metodologias ativas de aprendizagem são a ferramenta pedagógica proposta para implementar um ensino que favoreça a inserção do discente em um contexto reflexivo, sendo estruturada em quatro estratégias: estudo de caso, aprendizagem entre times, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas.

  • Anatomia de Órgãos e Sistemas;
  • Fisiologia de Órgãos e Sistemas;
  • Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem;
  • Fundamentos da Fonoaudiologia;
  • Observações de Práticas Fonoaudiológicas I;
  • Introdução à Saúde Coletiva.
  • Anatomia de cabeça e pescoço;
  • Embriologia e Genética;
  • Física e Biofísica Aplicada a Fonoaudiológicas II;
  • Linguística Aplicada a Fonoaudiologia;
  • Princípios da pesquisa científica em Saúde;
  • Biosegurança.
  • Fisiopatologia da audição e do equilíbrio;
  • Fonoaudiologia e Atenção Primária a Saúde;
  • Seminário Integrado I;
  • Saúde Mental;
  • Tecnologia e Prática em Saúde Pública;
  • Socioantropologia.
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Linguagem I;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Motricidade Oral I;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Voz I;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Audição I;
  • Aspectos Pessoa com Deficiência;
  • Atuação do Fonoaudiólogo na Saúde Mental – Redes de Atenção a Saúde (RAS);
  • Seminário Integrado II.
  • Fonoaudiologia em Oncologia;
  • Deontologia e Ética;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Voz II - Linhas de Cuidado;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Linguagem II - Linhas de Cuidado;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Motricidade Oral II - Linhas de Cuidado;
  • Promoção, Proteção e recuperação da Saúde da Audição II - Linhas de Cuidado;
  • Seminário Integrado III.
  • Alterações de Leitura e Escrita;
  • Geriatria e Gerontologia Aplicadas à Fonoaudiologia;
  • Fluência;
  • Fundamentos de Libras;
  • Transtornos do Neurodesenvolvimento;
  • Vigilância em Saúde;
  • Seminário Integrado IV.
  • Empreendedorismo em Saúde;
  • Comunicação Efetiva e performance vocal;
  • Políticas públicas em saúde;
  • Fonoaudiologia Hospitalar;
  • Surdez e Fonoaudiologia;
  • Estágio Supervisionado I;
  • Fonoaudiologia Forense;
  • Avaliação do Processamento Auditivo;
  • Seminário Integrado V
  • Órteses e Protéses Auditivas;
  • Tecnologias coadjuvantes às práticas fonoaudiológicas em audição e linguagem;
  • Otoneurologia;
  • Tecnologias coadjuvantes às práticas fonoaudiológicas em voz e motricidade oral;
  • Epidemiologia e Bioestatística;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Práticas integrativas e complementares.
  • Estágio Supervisionado III;
  • Práticas de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso I.
  • Estágio Supervisionado IV;
  • Práticas de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso II.
 

A instituição se reserva o direito de ajustar a matriz curricular em consonância com a legislação vigente.

Parcelas de R$ 1.512,00 por R$ 756,00

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Válido para os inscritos durante a campanha "A Graduação Pestalozzi voltou".

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