Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo

Inscreva-se!

 

Oferecer formação continuada para professores e profissionais da educação sobre Transtorno do Espectro do Autismo.

Identificar os objetivos pedagógicos prioritários para o desenvolvimento global de alunos com TEA.

Planejar objetivos úteis para a autonomia e independência de alunos com TEA.

Defender as políticas públicas para alunos com TEA como exercício de direitos humanos.

Cristina Maria Carvalho Delou

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Lecionou em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Elaborou o projeto e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Modalidade Profissional (CMPDI), criado pela CAPES em 2013, da área 46-Ensino, no período de 2013 a 2017. Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF. Colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordenadora das atividades de extensão do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), da Escola de Inclusão, com apoio da CAPES (Novos Talentos e PIBID), PROEXT/MEC e FAPERJ. Autora de artigos e capítulos de livros. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003-2012 e 2016 até a presente data. Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018.

  • Educação especial e inclusiva: Histórico e contextualização;
  • Modalidades, legislação e políticas públicas de educação especial e inclusiva;
  • Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem;
  • Neurociência e aprendizagem;
  • Introdução ao TEA: Fundamentos teóricos e práticos;
  • Processos de desenvolvimento e aprendizagem no autismo;
  • Identificação do TEA no contexto escolar e educacional;
  • Planejamento pedagógico no contexto escolar e educacional para TEA;
  • Métodos de ensino para o TEA;
  • Terapias para o TEA;
  • Tecnologia assistiva para o TEA;
  • Atividades práticas.

Professores, Profissionais da Educação, da Saúde, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Advogados, Profissionais do Mercado Produtivo e demais profissionais de nível superior interessados na área, pais e responsáveis.

As atividades interdisciplinares serão realizadas por meio das Metodologias Atividas de Ensino no Sistema Educação 4.0 com a realização de projetos, espaço Maker, sala de aula invertida, ensino hibrido e STEAM. Espera-se que os alunos alcancem resultados positivos na educação de alunos autistas.

Sábados das 08:00 às 16:10

Data de início das inscrições: 23/10/2019.

Data previsto para início: 30/11/2019.

Investimento: 18 parcelas de R$ 370,00.

Desconto de 10%, a partir da 2ª parcela, para:

  • Candidatos que tenham dependentes portadores de TEA;
  • Funcionários públicos em geral;
  • Ex alunos da Pestalozzi;
  • Profissionais vinculados à ASSIST - Associação das Instituições do Terceiro Setor de Niterói.

Desconto não cumulativo - No primeiro dia de aula o aluno deverá apresentar, além dos documentos exigíveis pelo curso, o documento comprobatório para o desconto.

Este curso somente será realizado se alcançar um número mínimo de 25 matrículas, podendo seu início ser adiado para tanto. Neste caso, os inscritos poderão aguardar a divulgação da nova data ou solicitar a devolução de qualquer valor que tenha desembolsado.

Efetivada sua inscrição, o candidato poderá cancelá-la, via e-mail, para secretaria@pestalozzi.edu.br. Se a desistência ocorrer antes do início do curso, o candidato terá direito à devolução integral do valor que tiver pago. Se a desistência ocorrer após a primeira aula do curso, serão retidos 10% (dez por cento) do valor pago, para cobrir despesas operacionais e administrativas. A partir de então, não haverá qualquer devolução de valor por desistência do aluno, a qualquer título.

Cristina Maria Carvalho Delou – Doutora em Educação

Gisele Rodrigues do Nascimento – Doutora em Ciências e Biotecnologia

Aline Ribeiro – Mestre em Diversidade e Inclusão

Ana Lucia Martins - Mestre em Diversidade e Inclusão

Aline Rinco- Mestre em Diversidade e Inclusão

Monica de Oliveira - Mestre em Diversidade e Inclusão

Gianni Isidoro - Mestre em Diversidade e Inclusão

Josiane Feliciano- Mestre em Diversidade e Inclusão

Kátia Machines - Mestre em Diversidade e Inclusão

Font Resize
1
Olá!
Podemos ajudar?
Retornaremos seu contato em até 48h.
Powered by